@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas

Dando seguimento ao Plano de Investimentos aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, o Governo do Município celebrou contrato com a empresa Solo Conservação e Restauro, da cidade de São João del Rei, objetivando realizar projeto de conservação e restauração das imagens sacras de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, integrantes do acervo religioso da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro.

As imagens são resguardadas legalmente pelo Inventário de Proteção do Acervo Cultural, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais – IEPHA, sendo elas parte da Matriz Nossa Senhora do Desterro, bem material tombado pelo Município, com chancela do Instituto.

Segundo o Livro de Tombo da Paróquia, não se tem ao certo a origem dessas imagens mas, com base nos estudos realizados pela equipe de profissionais da cidade de São João del Rei, constatou-se que elas são datadas do século XVIII, pois evidenciam aspectos históricos e culturais daquela época, tendo a Imagem de Nossa Senhora origem mineira e, a do Senhor dos Passos, uma imagem de origem portuguesa.

O projeto de restauração das duas imagens contemplou serviços de desinfestação de insetos (cupins e traças), substituição de madeiramento estrutural, procedimentos técnicos de recuperação da policromia original, restauração dos adornos de metal, confecção de peruca de cabelos naturais e nova vestimenta tradicional de caráter processional.

O trabalho foi intenso e, no caso da imagem de Nossa Senhora das Dores, a equipe técnica recuperou sua pintura original, uma vez que a imagem estava repintada. Houve substituição do madeiramento que dá sustentação à imagem e construção de uma nova base, uma vez que a antiga estava totalmente danificada.

Os estudos realizados na imagem do Senhor dos Passos puderam constatar que a mesma nunca havia sido repintada, o que facilitou os procedimentos de recuperação de sua policromia. Foram totalmente refeitas as suas articulações e a imagem ganhou ainda uma nova base mais alta e talhada em madeira.

As duas imagens tiveram seus adornos de metal restaurados e receberam banho de prata, além de suas vestimentas originais serem totalmente recuperadas.

Todo o processo de restauração foi patrocinado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Desterro do Melo, cujos valores são exclusivos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Desterro do Melo.

Com a aprovação do Conselho de Patrimônio, o Governo do Município investiu na recuperação das duas imagens o valor de R$ 14.950,00 (quatorze mil novecentos e cinqüenta reais).

Graças aos investimentos do Governo do Município, através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, mais este trabalho pôde ser desenvolvido. Na oportunidade, ressalta-se que este Projeto somente foi possível por força da parceria firmada entre o Poder Público Municipal e a entidade eclesiástica detentora do acervo, devido à colaboração do Pároco Tarcísio, vigário responsável pela direção da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro.

O acervo restaurado foi entregue à Comunidade durante os ritos de celebração da Semana Santa deste ano de 2016, em Missa Solene, na Matriz. 

Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas Imagem - Imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos são Conservadas e Restauradas