@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo

Aconteceu no último sábado, 11, a realização do IV Festival de Pratos Típicos de Desterro do Melo.

O Festival foi idealizado pela EMATER, criando uma atividade que buscasse homenagear a mulher do campo, durante a Exposição Agropecuária do Município e, encontrou no Governo Municipal o seu principal parceiro para fazer a ideia sair do papel.

O número de inscritos em sua 1ª edição superou as expectativas e, no ano seguinte, houve a necessidade de escolher uma data exclusiva para a realização do evento.

Foram apresentadas verdadeiras joias da nossa culinária em cada uma das 4 edições do Festival. Receitas de família contidas em cadernos quase centenários tomaram forma e encantaram a todos. Hoje, homens e mulheres participam deste evento, agora tradicional no Município.

Neste ano, o sucesso do Festival não foi diferente daqueles comemorados em anos anteriores e, foram eleitos como vencedores, nas categorias julgadas os seguintes Pratos apresentados:

Categoria Doce:
1ª lugar – Doce de Jiló – de Maria Martins dos Santos;
2º lugar – Figo Cristalizado Recheado com Doce de Leite Caseiro – de Maria Izael de Carvalho Amaral.

Categoria Quitandas:
1º lugar – Papo Suado da Região Melense – de Aracy Maria de Castro;
2º lugar – Broa de Fubá com Melado - de Marlene Elizeu.

Categoria Salgado:
1º lugar- Rabada com Agrião – de Vilma Maria Santos de Assis;
2º lugar – Carne Moída Enrolada – Maria Zilá Nicolau.

Cada participante, ao entregar o seu Prato Típico, recebeu como cortesia da Comissão Organizadora um Conjunto de Cozinha, contendo 01 avental e 01 touca personalizada, para serem utilizadas durante a apresentação dos Pratos ao público e aos Jurados.

Os Pratos classificados em 1º lugar em cada uma das categorias receberam como prêmio um multiprocessador 3 em 1 e, os classificados em 2º lugar – também em cada uma das categorias - receberam como prêmio uma batedeira.

Durante o IV Festival de Pratos Típicos, foi distribuído gratuitamente para todo o público presente porções de Canjiquinha (Prato da Categoria Salgado, vencedor do III Festival), além de livretos contendo as receitas de todos os pratos participantes do Festival, intitulado “Delícias do Festival – Vol. 03”.

Além dos atrativos gastronômicos, o IV Festival de Pratos Típicos de Desterro do Melo contou ainda com apresentações musicais que fazem parte das festas do mês de junho, protagonizadas pelo Grupo Melhores Amigos, sob orientação do CRAS - e a animadíssima quadrilha do “Arraiá do Brejo”, seguida pelo show da Banda Amigos do Forró.

O IV Festival de Pratos Típicos foi um evento que neste ano, além do patrocínio do Governo Municipal, recebeu importante apoio da CODEMIG – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, garantindo mais uma vez os recursos necessários para a sua realização.

Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo Imagem - IV Festival de Partos Típicos movimenta Desterro do Melo